domingo, 1 de fevereiro de 2015

Cusco–centro histórico

Cusco – centro histórico

O centro histórico de Cusco é bem pequeno, e muito agradável de se andar a pé. Um dia é o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos de Cusco.

Cusco - Citi Map

A grande joia da cidade é a sua imensa Catedral (veja postagem), situada na Plaza de Armas (toda cidade antiga do Peru tem sua Plaza de Armas, que era uma espécie de quartel general dos invasores espanhóis).
Cusco Plaza de Armas (2)
Plaza de Armas

    Segundo lendas indígenas, o casal Manco Capac e Mama Oclo teria emergido do Lago Titicaca, e guiado por deuses teriam chegado a um local sagrado, onde deveriam fundar uma comunidade. Este local é Cusco, e o casal seria o Adão e a Eva dos Incas . Historiadores preferem dizer que os incas migraram da Ilha do Sol (lago Titicaca), em busca de terras para cultivar.

Cusco foi a capital do império Inca.

Saindo dos devaneios, voltando ao século XX.

A Plaza de Armas de Cusco

A Plaza de Armas de Cusco é um lugar bom para compras, com suas lojinhas nas arcadas da praça. Descobri ali uma lanchonete que servia um hamburger incrivelmente delicioso. A estátua no centro da praça é de Pachacuti, o 9º. (e mais importante) imperador Inca.
Plaza de Armas Cusco
Plaza de Armas, Cusco. A esquerda, a fabulosa Catedral de Cusco, e ao lado direito a Igreja da Companhia de Jesus.

Cusco Pachahutec statue
No centro da Plaza de Armas, a estátua de Pachacuti

Lanchonete na Plaza Armas
O melhor hamburguer do mundo voce come aqui, em Cusco, na Plaza de Armas. McDonalds não chegou ao Peru.

Na praça, ficam a Catedral de Cusco (veja postagem) e a Igreja da Companhia de Jesus .

 

Igreja da Companhia de Jesus

Em 17 de julho de 1571 iniciou-se no local a construção de uma pequena igreja. Somente em 1654 a Congregação dos Jesuitas iniciou o trabalho de construção da Igreja da Companhia de Jesus, concluída 17 anos depois, em 1671.

Igreja da Companhia de Jesus

Igreja da Companhia de Jesus3

O altar maior mede 12 metros de largura por 21 de altura, talhado em cedro e folheado a ouro. No centro do altar, está a imagem da Virgem Maria; e acima uma tela representa a transfiguração de Jesus.

Há ainda duas capelas laterais, seis altares e um púlpito totalmente dourado. Ao lado do altar maior, há outros quatro altares também de cedro.

Obras do pintor Marcos Zapata representam a vida de Santo Inácio de Loyola, fundador da Ordem dos Jesuitas.

Igreja da Companhia de Jesus cd224
Pulpito da Igreja da Companhia de Jesus
Igreja da Companhia de Jesus cd221

O mercado San Pedro

Andamos a pé pela cidade, descemos a rua Marquez Manta até chegarmos ao Mercado Municipal San Pedro. No caminho, descobrimos um centro de vendas de artesanatos.
San Pedro Market (C (17)
Mercado San Pedro
Cusco Mkt san Pedro

Fonte : desbravandonovasfronteiras.com

O mercado San Pedro não é grande, mas muito interessante. A maior esquisitice ali é a secção de restos de carcaça de boi. Ali se vende, ao que parece, partes que não são aproveitadas do gado : focinhos, cabeça, pés, etc.

Cusco Peru, Mercado1

20140915_160111


Cusco-San Pedro Market1
Secção de carnes no Mercado San Pedro.

Cusco-San Pedro Market2

Há muitos restaurantes fuleiros dentro do mercado, e a procura por eles é grande.

San Pedro Market S1)

Procure no Mercado San Pedro o famoso pão de Oropeta, que é uma cidade vizinha a Cusco, famosa por seus pães assados em forno a lenha. A cidade de Oropeta tem mais de 50 padeiros com forno a lenha. O pão de Oropeta, chamado chuta é redondo, achatado, parece uma pizza gigante. Muitos peruanos que vem a Cusco não voltam para casa sem este pão. Também já virou tradição levar este pão de presente, quando se visita alguem.

Atenção, procure o chuta original, de Oropeta. É muito gostoso, tem casca crocante e é macio e adocicado por dentro.

Cusco-San Pedro Market5

Cusco-San Pedro - Chutas

A Rua General Buendia

Proximo ao Mercado San Pedro, há uma rua de comercio de produtos alimenticios muito interessante.  É uma gigantesca bagunça, um mercado ao ar livre.  Uma rua que aqui no Brasil não existiria de forma alguma, pois abelhudos e intrometidos de plantão não iam admitir, seria segundo eles, “atentado a saúde publica”.

Rua GeneralBuendia
20170818_09524420170818_09542820170818_09544720170818_10023420170818_10044820170818_10064820170818_10101720170818_10103020170818_101225
A pedra dos 12 angulos e Hatun Humyoc
 

Fomos até a rua Hatun Humyoc ver a famosa pedra de doze ângulos. Chegamos lá num horário ruim de tirar fotos, pois a pedra estava metade no sol, e metade na sombra. Passeamos pelos arredores, fizemos algumas compras e voltamos mais tarde para tirar a foto abaixo, com o sol mais favorável.

Pedra dos 12 angulos

Cusco pedra 12 angulos1

Rua Hatun Rumyoc
Rua Hatun Rumyoc – nesta rua se encontra a pedra dos 12 angulos. É uma rua que preservou as paredes incas.

O templo do Sol (Koricancha)

A igreja e Mosteiro San Domingo esta situada onde era Koricancha, o local mais sagrado dos Incas. Neste local, havia um templo dedicado ao deus Inti (Sol). Conta-se que neste templo haviam vários objetos usados em rituais, todos feitos em ouro; algumas paredes do templo eram revestidas em ouro maciço; túmulos com múmias de importantes personalidades da história inca, todas paramentadas com braceletes, mascaras, medalhas, todas em ouro. No pátio do templo, estátuas em prata e ouro. Segundo alguns espanhóis, o tesouro de Qorikancha era fabuloso, inacreditável. Com a chegada dos espanhois, o templo foi destruido e no lugar construiram a igreja e o mosteiro. . A igreja católicanão admitia a existencia de nenhum objeto de adoração que não fosse católico, por isso confiscou o tesouro e mandou derreter todo ele. Assim se perderam importantes peças da cultura inca.  Infelizmente.


Cusco Qorikancha

Qorikancha
Convento San Domingo

Cusco Qorikancha museu (2)
No local, existe um museu subterraneo.

Centro de Textiles Tradicionales del Cusco (CTTC)

Localizado no numero 630 da Avenida del Sol, proximo ao Templo Korikancha, o CTTC é uma instituição sem fins lucrativos, cujo maior objetivo é preservar as tecnicas da produção textil tradicional do Peru, atraves de ensinamentos às novas gerações. Funciona no local um museu sobre o tema.

Centro de Textiles Tradicionales del Cusco

centro-textiles-2

centro-textiles

Cusco – Galeria de fotos

20140915_1409411
Mulheres posam para foto na Plaza de Armas, e depois cobram “propina”.
Cusco 293
Mulheres em trajes típicos, se vestem assim para tirar fotos com turistas.

20140915_143109
Uma rua típica do centro histórico de Cusco

Ladeira em Cusco
Cusco, de dentro do carro.

Igreja da Companhia de Jesus CD2
Igreja Companhia de Jesus em Cusco


Link para indice

Um comentário:

  1. Muito interessante tudo. Obrigada por partilhar. Achei estranho que estando as carcaças dos animais a céu aberto, eles parecessem limpos e sem moscas - deve haver algum tipo de unguento ou assim que os preserva, mesmo sem frigorífico.

    ResponderExcluir